Ceará

São José: padroeiro do Ceará e expectativa de boas chuvas

dia 19 de março se tornou o dia de São José com o decreto do papa Gregório XV no ano de 1621. Esse dia traz consigo um sentimento de esperança para o trabalhador rural, pois conforme a crença popular, se chover nesse dia, é sinal de que o ano será de muita chuva, garantindo a boa colheita.

O padre Gilson Soares, da paróquia de São José, na Avenida Dom Manuel, explica como o santo se tornou padroeiro do Ceará: Aquiraz foi a primeira capital do Estado e a imagem de São José foi uma das primeiras que os portugueses trouxeram de Portugal, então o santo tornou-se o padroeiro de Aquiraz e, posteriormente, de todo o Ceará.

Como o santo é padroeiro do Estado e também de municípios cearenses, como Missão Velha, Aquiraz, Potengi, Catarina, Maracanaú, Ubajara, Granja; o dia tornou-se feriado estadual, ainda que, neste ano de 2019, o comércio da Capital esteja funcionando normalmente.Então se você, trabalhador e trabalhadora, recebeu folga hoje, pode ser uma boa ideia aproveitar para resolver os problemas que a rotina geralmente impede.

Chuvas

O período chuvoso no Ceará se concentra nos meses de fevereiro a maio, mas é no mês de março que se registra a maior média histórica de chuvas no Estado. Essa “coincidência” ou não, contribui para fortalecer a fé do sertanejo e atribuir a retomada do inverno ao padroeiro.

Raul Fritz, meteorologista da Funceme explica que o dia de São José (19) é muito próximo ao dia 20, que corresponde ao Equinócio de Outono. Isso corresponde ao período de mudança de estação no hemisfério sul da Terra, onde nós estamos. Isso implicaria em melhores condições oceânicas para a atuação da Zona de Convergência Intertropical.

Vale reforçar que o comércio de Fortaleza está funcionando normalmente. Segundo a Câmara de Dirigentes Logistas de Fortaleza, o objetivo é aquecer as vendas e renovar os estoques das lojas, tendo em vista o Dia das Mães.

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close