Uncategorized

PF prende 16 passageiros com 300 kg de cocaína no navio Costa Favolosa

Entre os detidos estão 10 brasileiros. Todos seguiriam para a Europa a bordo do navio de cruzeiros, que fez a última escala no Porto de Santos nesta temporada.

Dez brasileiros, três franceses e três belgas foram presos em flagrante com aproximadamente 300 Kg de cocaína no navio de passageiros Costa Favolosa, que fez escala no Porto de Santos nesta quarta-feira (27). O objetivo era levar a droga para a Europa, pois a embarcação encerra a participação na temporada brasileira de cruzeiros e iniciou a viagem de travessia do Oceano Atlântico.

Os passageiros, oito mulheres e oito homens, todos menores de 30 anos, foram presos a bordo da embarcação, depois que agentes de segurança do navio identificaram, por escâneres a bordo, tabletes da droga nas respectivas bagagens despachadas. Assim que localizados pelas equipes e por policiais federais, todos foram desembarcados e levados à delegacia.

O grupo foi encaminhado à unidade da Polícia Federal dentro do próprio terminal de passageiros do cais santista, localizado na margem direita do porto, na região de Outeirinhos. A ocorrência não reteve o navio, capaz de transportar quase 5 mil pessoas e que recebeu autorização das autoridades para seguir viagem ainda no início da noite.

A droga estava dividida em 16 tabletes por mala, distribuídos igualmente entre as bagagens dos envolvidos. Os brasileiros e os estrangeiros, após serem ouvidos pelo delegado de policial federal, foram encaminhados ao Centro de Detenção Provisória da região para aguardar a audiência de custódia na Justiça Federal, ainda sem prazo definido.Em 20 anos de operação do terminal de passageiros no Porto de Santos, esta foi a primeira ocorrência do tipo registrada, apurou o G1. Preliminarmente, ainda não há informações de que tripulantes ou funcionários da instalação estejam envolvidos na tentativa frustrada de ação de tráfico internacional.

Por meio de nota, a Costa Cruzeiros confirmou o caso e diz colaborar com as investigações. “A apreensão dessas substâncias aconteceu durante as atividades rotineiras de controle realizadas pelos agentes de segurança no navio Costa Favolosa enquanto atracado no Porto de Santos”, declarou por meio da nota.

Ainda segundo a empresa, seguindo os protocolos, a ocorrência foi imediatamente relatada às autoridades federais. “A investigação está em andamento e, por esse motivo, a companhia não pode dar mais detalhes, mas o comando do navio segue fornecendo assistência completa”, declarou a companhia.

Mostre mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close