Ceará

Forte chuva com raios e trovões na manhã desta segunda-feira; previsão é de precipitações em todo Ceará

Fortaleza amanheceu sob uma forte chuva nesta segunda-feira (17). Por causa das precipitações, houve vários registros de alagamentos em ruas e avenidas da capital. Na Avenida Alberto Craveiro, próximo às obras de alargamento do viaduto sobre a BR-116, realizado prefeitura, os motoristas tiveram dificuldades em transitar pelo local. Um caminhão bateu em um automóvel e o trânsito ficou ainda mais congestionado.

Houve pontos de alagamentos na Avenida Raul Barbosa, no Bairro Aerolândia; Avenida Heráclito Graça, no Centro da capital; Avenida José Bastos; Avenida Historiador Raimundo Girão com Rua Ildefonso Albano; Avenida Presidente Costa e Silva; no Bairro José Walter e na Avenida Jornalista Tomaz Coelho, no Bairro Messejana.

O trânsito de veículos também ficou complicado na rodovia BR-116, no sentido Messejana-Centro. Houve ainda registros de congestionamentos na Avenida Rogaciano Leite, na Avenida Pontes Vieira e na Avenida 13 de Maio.

A chuva também afetou o funcionamento de alguns semáforos. O sinal localizado no cruzamento da Avenida Dom Manuel com a Rua Pinto Madeira, por exemplo, ficou sem funcionar.

Previsão para Fortaleza

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão do tempo para Fortaleza para os próximos dias é de céu encoberto com pancadas de chuva na manhã desta segunda-feira. Para a tarde, deve haver céu nublado a encoberto e, à noite, nublado com possibilidade de chuva em áreas isoladas.

O órgão também alertou, neste domingo (16), sobre ocorrência de chuvas intensas em todo o Ceará. O aviso de “potencial perigo” vale até as 9h desta segunda. O alerta de precipitações é para as regiões Sul e Cariri cearense, além das regiões Norte, Noroeste, Centro-Sul e Grande Fortaleza. Ainda segundo o Inmet, há previsão para chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm.

O Inmet também divulgou as seguintes instruções:

  • Evite enfrentar o mau tempo.
  • Observe alteração nas encostas.
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Chuvas em todo o estado

A semana começa com previsão de chuva em todas as macrorregiões do Ceará, principalmente na faixa litorânea, no Maciço de Baturité, na Ibiapaba e no Cariri. Nestas áreas, a tendência é que mais de 50% do território recebe registros de precipitações, conforme análise das condições de tempo e simulação de modelos numéricos realizados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Nesta segunda, além de acumulados mais significativos nas áreas citadas, as demais estão sob condições de precipitações isoladas. A Funceme aponta que a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) segue próximo ao norte do Nordeste, proporcionando cenário favorável para as regiões indicadas.

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • bitcoinBitcoin (BTC) $ 6,629.30 5.12%
  • ethereumEthereum (ETH) $ 137.06 3.91%
  • rippleXRP (XRP) $ 0.175894 2.4%
  • bitcoin-cashBitcoin Cash (BCH) $ 225.92 4.03%
  • bitcoin-cash-svBitcoin SV (BSV) $ 169.27 4.06%
  • cardanoCardano (ADA) $ 0.031629 5.82%
  • moneroMonero (XMR) $ 48.66 3.6%
  • dashDash (DASH) $ 65.93 2.54%
Close

Adblock detectado

Por favor, considere nos apoiar, desativando o seu bloqueador de anúncios