Brasil

Cidades do Vale do Jaguaribe entram no plano de ações do Governo Federal para o Nordeste

O Ministério da Agricultura anunciará um projeto com foco na irrigação e no fomento às cooperativas

O Governo Federal prepara um plano de ações para os municípios mais pobres do semiárido do Nordeste. As ações estudadas poderão ser anunciadas até o mês de junho e irão beneficiar as cidades de Euclides da Cunha (BA), Araripina (PE), Batalha (AL), Canindé do São Francisco (SE), e municípios do Vale do Açu (RN), Cariri (PB), Sul do Piauí e Baixo Jaguaribe.

O Ministério da Agricultura, como antecipou, nesta quinta-feira (11), o Jornal O Estado de São Paulo, anunciará um projeto com foco na irrigação e no fomento às cooperativas para beneficiar 150 mil famílias. O projeto voltado à agricultura será desenvolvido a partir de estudos da Embrapa Territorial, que identificou oito microrregiões carentes nas quais fará ações direcionadas.

Os projetos na área da agricultura estão entre as ações que o Governo Federal estuda para a Região Nordeste, onde o presidente Jair Bolsonaro quer conquistar força eleitoral. Uma das medidas, nesse cenário, é a implantação do 13º salário para os beneficiários do Bolsa Família. No Ceará, 1.046.504 pessoas recebem o benefício. O valor médio, pago no Bolsa da Família, é de R$ 186,00.

O presidente Bolsonaro já sinalizou, também, um recuo nas propostas que endurecem as regras para os trabalhadores rurais se aposentarem. Deputados federais dos Estados do Nordeste se opõem ao aumento no tempo de contribuição e na idade para homens e mulheres que vivem no campo se aposentarem.

As pressões estão dando resultado e o Governo vai negociar mudanças nos itens do projeto da Reforma Previdenciária que mexem com a vida dos trabalhadores rurais e, também, de quem, no futuro, receberá o BPC. A Reforma estabelece que o Benefício de Prestação Continuada (BPC) deve ser pago, no valor de R$ 400,00, a partir dos 60 anos de idade e, somente, aos 70 anos, o valor integral do salário mínimo.

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

Adblock detectado

Por favor, considere nos apoiar, desativando o seu bloqueador de anúncios