Ceará tem ‘chuva do caju’ em 29 cidades

 Ceará tem ‘chuva do caju’ em 29 cidades
Digiqole ad

O Ceará recebeu chuvas de até 37 milímetros em 29 cidades entre 7h desta segunda (23) e 7h desta terça-feira (24), segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Última vez que o estado havia recebido precipitações em mais de 25 municípios e com chuvas acima de 30 milímetros foi em 7 de agosto.

A precipitação da “chuva do caju”, como são conhecidas as chuvas neste período do ano, se concentraram no Sertão Central e Inhamuns, segundo balanço parcial do órgão.

Os maiores volumes nas últimas 24 horas foram registrados em Pedra Branca (37 mm), Acopiara (37 mm) e Tauá (34 mm). Os dados são preliminares e podem ser acompanhados por meio do ‘Calendário de Chuvas’.

De acordo com a Funceme, as precipitações pontuais no estado se deram por conta da atuação de áreas de instabilidade atmosférica que se formaram no leste da Região Nordeste – sobre o oceano – e avançaram em direção à porção continental.

Previsão

Em análise das condições de tempo realizada na manhã de terça-feira pelos meteorologistas da Funceme, observou-se que o sistema que provocou chuvas no Ceará entre esta segunda e a madrugada de terça já se dissipou. Neste momento, há poucas nuvens sobre o território cearense, principalmente no interior.

Para terça-feira e os próximos dois dias, pelo menos, não há tendência de novas precipitações. A previsão é de predomínio de céu entre parcialmente nublado e claro em todas as regiões.

Cenário hídrico

Atualmente, dos 155 reservatórios monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), 80 açudes estão com capacidade abaixo dos 30%. Apenas 8 estão com a capacidade acima de 90%. O Castanhão, principal reservatório do estado, apresenta apenas 4,27% do seu volume total.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.